O propósito de qualquer caminho de iluminação é mostrar para o estudante a sua verdadeira face. Se isto não ocorrer, falhou como uma filosofia e foi inútil. A frase vem de uma lenda tribal, quando os homens ainda contemplavam a natureza primitiva do universo.A história é assim: uma vez uma tigresa estava perseguindo algumas cabras,tentando pegar uma. Durante a perseguição ela feriu-se e, como estava prenha prestes a morrer, deu à luz um tigre filhote. As cabras, nunca tinham visto um tigre bebê antes,então adotou-o no rebanho. Como ele cresceu, o filhote não era uma cabra muito boa.
Ele não tinha o tipo certo de dentes para mastigar grama, e ele gostava de subir em árvores para dormir, as outras cabras ficaram com ciúmes.Um dia, outro tigre apareceu, começou a caçar uma cabra para o jantar como antes ele viu o tigre jovem se encolhendo num buraco.
Perguntou o velho tigre .
-O que você está fazendo?”
-“Escondendo” , respondeu o mais jovem.
-“Por que ?”
-“Eu tenho medo que você me coma”, respondeu o tigre jovem.
-“Venha comigo”. Riu o tigre velho. E ele levou o jovem tigre para sua caverna e pediu que ele comece a carne fresca de um antílope que acabara de ser morto. O jovem tigre lhe falou que era um vegetariano. Mas o tigre velho o fez comer; dizendo-lhe que a carne o faria forte. Ao passar de um tempo,levou o jovem tigre para o lago e lhe disse que olhasse para o reflexo dele antes de tomar uns goles de água.
-“Você vê, sua face está igual a minha. Você não é uma cabra. Você é um tigre.Você deve agir como um tigre. Isso é a natureza das coisas".
Este é o propósito da meditação. O homem percebe s realidade como uma reflexão filtrada dentro da piscina de sua mente subconsciente. Ondulações de aborrecimento, o vento de imaginação, e ondas de emoção perturbam freqüentemente esta piscina. Tudo distorce a percepção da realidade. A meta da meditação é acalmar as águas “desta piscina”, de forma que o estudante possa ver a si e o mundo claramente.



0 comentários:
Postar um comentário